segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tracer sem chulé


         O chulé está presente em uma grande parcela de calçados de quem pratica esportes e que não tem os cuidados necessários para evitar isso. Não é difícil no parkour ou em qualquer outro esporte onde fazemos o uso intenso dos pés encontrar pessoas com esse carma. Por isso decidi tocar nesse assunto delicado, para ajudar nossos amigos que tem esse queijinho nos dedos. Li em vários  sites e vou trazer para vocês o que eu achei mais interessante sabermos para combate-lo. 

      Primeiramente devemos saber o que é o Chulé:


      O chulé - ou bromidrose - é uma espécie de pum emitido por bactérias que se alojam nos nossos pés. Depois de se alimentarem de pedacinhos de pele morta e do suor acumulados no pé, as bactérias eliminam compostos químicos como ácido isovalérico e metanotiol, que causam o fedor característico. O cheirinho dequeijo do chulé não é mera coincidência: bactérias que atacam alguns tipos de queijos também liberam o gás metanotiol. "O ambiente quente, úmido e escuro que envolve os pés de quem usa calçado fechado é ideal para a ação e proliferação de microorganismos nocivos, como fungos e bactérias. E isso vale para a maioria das doenças que se manifestam nos pés", diz a podóloga Lilia Cordeiro, da Associação Brasileira de Podólogos. Portanto, para prevenir o chulé, os melhores meios são: secar bem os pés depois do banho, revezar o uso de tênis e sapatos, calçar meias de algodão, manter o interior dos calçados limpos e andar com os pés ventilados. Além de evitar o chulé esses cuidados podem evitar outras enfermidades nojentas. (fonte:mundoestranho)



O que agrava o chulé e como se livrar dele ?
  • Sapatos fechados;
  • Calçados de borracha ou plástico;
  • Meias sintéticas;
Eles não permitem uma transpiração adequada e provocam excesso de suor. Para evitar este problema, evite o abafamento dos pés e o excesso de suor.

Mais medidas:
  • Colocar os sapatos no sol e usá-los em dias alternados;
  • Trocar de sapatos e meias uma ou duas vezes ao dia;
  • Sempre que possível, tirar os sapatos para que os pés sejam arejados;
  • Lavar os pés pela manhã e à noite, especialmente entre os dedos;
  • Fazer uma esfoliação pelo menos 1 vez por semana e lavar os pés sempre utilizando uma bucha vegetal, esfregando as solas dos pés, eliminando assim as células mortas.
  • Mantenha as unhas dos pés curtas e escove debaixo delas durante o banho.


Separei dois videos que vão ajudar nessa batalha: 


http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/aprenda-a-se-livrar-do-chule/2219539/

Assista o segundo vídeo aqui!

        Bem espero que tenha ajudado e que todos possam tirar o tênis de boa nas casas da namorada ou dos amigos.

                                                                                        Vinícius Heidk 08-12-14


Nenhum comentário:

Postar um comentário