Dificilmente iremos encontrar algum praticante de esportes ou atividades físicas em geral que não tenha passado por um período de desmotivação em seus treinos. A desmotivação é um processo natural do homem, quando nos sentimos "estagnados" ou sem objetivos claros, nos perdemos nas duvidas e nos entregamos ao comodismo e a preguiça. Então preparamos essa postagem para você entender como ultrapassar a desmotivação.
Será importante manter um dialogo constante com você mesmo, separamos alguns métodos que vão ajudar a impulsionar sua motivação.
Desafie-se: Importante para um bom treino, já chegar nele sabendo o que tem que fazer e como vai fazer. Crie desafios, como: Um número X de precisões, barras, planches ou movimentos executados da maneira correta; perder alguns kg ao longo do mês; ganhar massa; correr mais km em menor tempo e por ai vai. Por exemplo: "quero fazer 10 planches !", não comece tentando fazer os dez panches se ainda não faz nem 5 barras. Aumente gradualmente, trace um caminho seguro em que a meta será os dez planches. Tente registrar sua evolução seja em uma agenda ou vídeos. Manter a motivação é algo difícil e não há resultados de imediato.
Saiba seus limites: Motivação é essencial para desenvolver seus treinos e suas habilidades, porem passar dos limites pode te dar uma bom chá de desmotivação. Quem nunca se empolgou e tentou fazer algo que não estava preparado?! E acabou se dando mau, caindo ou se machucando gerando um trauma físico e/ou mental. Assim como tudo na vida, o excesso de motivação é um dos fatores que mais atrapalham a vida de um atleta. Então lembre-se, você está caminhando todos os dias em uma corda bamba a beira de um penhasco , onde deve equilibrar seus impulsos e conhecer seu limites, dando um passo de cada vez.
Mexa-se! Todos os dias somos alvo da preguiça e cada vez mais estamos menos acostumados a fazer exercícios físicos, devido as tantas facilidade oferecidas no dia-a-dia pela tecnologia e no conforto de nossas casas, as vezes esquecemos o quanto é bom sair para treinar. É provado cientificamente que indivíduos que praticam atividades físicas são mais felizes, alem de muito mais saudáveis. O celebro após um bom treino produz endorfina um dos neurotransmissores responsáveis por prazer e relaxamento. Então... mexa-se e seja mais feliz praticando algo. de preferencia PARKOUR
Parceiros de Treino: Sem duvidas não existe nada melhor que um bom companheiro de treino para te motivar, aquele que vai fazer você esquecer o cansaço e nocautear a preguiça. O parkour é forte e conhecido por desfrutar muito bem disso, poucas modalidades são tão bem unidas e companheiras quando o assunto é treino com a galera. Não interessa qual o seu nível, se é bom de mais ou ruim de mais, um treino com a galera certa sempre vai alavancar sua moral.
Estude seu treino: O parkour é uma atividade que permite a cada praticante desenvolver seu próprio estilo, desde que não fuja dos princípios que a pratica foi consolidada. Nos treinos facilmente podemos ver isso, alguns focam mais na força, outros em flow, impulsão ou resistência. Porem devemos estudar nosso treino para não desenvolver apenas uma dessas habilidades e sim buscar equilibrar todas elas. Quanto mais se estuda e pesquisa sobre assuntos relacionados, mais ideal ele se torna e consequentemente mais eficiente.
Seja qual for sua tática para fugir do desanimo, o importante saltar-lo o mais breve possível. O parkour assim como qualquer outra atividade física deve ser sempre praticado com o máximo de motivação. Então agora chega de papo, calça seu pizante e corre pro treino. Sem desculpinhas!